25/11/2008

À ESPERA DE UM MILAGRE...


De quantas maneiras um coração pode ser destroçado e ainda continuar batendo? Ontem, lá no Palestra Itália éramos mais de26 mil torcedores mas, com certeza, 20 milhões de corações palestrinos ali pulsavam juntos. E todos foram estilhaçados… Perdemos do Grêmio, desfalcado de 7 titulares, em nossa própria casa. Pediram apoio à torcida e nós estávamos lá em peso, cantando, torcendo, apoiando. Sol escaldante, mas a festa era digna de um time que quer ser campeão… mas esse time que quer vencer a qualquer preço, não esteve em campo, prá nossa decepção. Nossa alegria tranformada em lágrimas…


Essa “morte” estava sendo anunciada há tempos.Em doses homeopáticas. O torcedor estava esperançoso porque sempre aposta nos clichês do futebol. Quer maior clichê do que chamar Wanderley Luxemburgo de melhor técnico do Brasil? Ele pode até ser o mais capaz. Mas o melhor técnico é aquele que sabe usar a capacidade que tem. E isso parece que o Luxa esqueceu. Como é que pode, um técnico que recebe 600 mil ao mês, tem o apoio de um patrocinador para bancar a compra dos jogadores que ele pedir e uma diretoria sonsa que entrega o comando do clube à ele, não conseguir continuar numa competição sulamericana onde o adversário mais difícil foi o Argentinos Juniors? E chegou no time argentino aos trancos e barrancos, depois de passar pelas “pedreiras” de Vasco e Ancash.


Caio Junior, com muito menos dinheiro e planejamento, nos deixou um time ao sair. E passamos muito menos vergonha. Luxa se cansa de errar no Palmeiras. Contrata só jogador ruim, a maioria deles sem a mínima condição de vestir a nossa camisa. O torcedor que esperava por grandes craques, não consegue entender cada vez que chega um jogador do Iraty, por exemplo. E todos sabemos quais os reais motivos dessas contratações… Me admira que a diretoria do Palmeiras tolere e permita essas negociatas, usando o Palmeiras como balcão.


O grande mercenário, ao chegar, já fez de Valdívia sua vítima favorita. Ele era proibido até de mascar chicletes e usar a camisa para fora do calção. E era só com ele. O Mago sofreu com as perseguições de Mr. Money e por isso estava triste, seu futebol sem brilho. Aí ele cometeu a heresia de recusar a proposta do Hertha… foi a gota d’água! Os microfones da imprensa foram usados à exaustão contra o nosso melhor jogador. Se o Palmeiras ganhava, o mérito era do técnico, se perdia, Valdívia era o culpado… E eis que o nosso diferencial foi embora.


E voltamos a ser um time comum, sem graça. Se fosse só isso estaria bom, mas o rendimento começou a cair, discretamente, jogo a jogo. O pobre Alex Mineiro que ao lado do camisa 10 marcara 15 gols, começou a ter que buscar o jogo e os gols foram sumindo, sumindo… Erros dentro de campo acontecem em todas as partidas e num time que quer ser campeão eles acabam sendo absorvidos pelo volume de jogo apresentado. O artilheiro que chuta prá fora, o cruzamento errado, o goleiro que falha, isso é inerente ao futebol. Mas não pode acontecer com o Palmeiras porque, sem apresentar um bom futebol há tempos, o time sucumbe a cada pequena falha que um atleta cometa. E DE QUEM É A CULPA?? QUEM É QUE CONTRATA, TREINA E ESCALA JOGADOR? Resposta: O técnico arrogante e presunçoso, “tido” como o melhor do Brasil, que ontem diante do Grêmio, nem percebeu que poderia ter tirado Evandro e adiantado Martinez, chamando Maurício pro jogo. Mas não, ele formou um banco digno do Manchester United, né? Prá que manter Wendell, Caio, Dininho, no banco? E quem precisa de Valdívia, se temos substitutos à altura? Substitutos que até agora ele não conseguiu achar. Deyvid Sacconi, também parece não agradar,mas sim Jefferson, Maicosuel, Thiago Miau, Jeci, Gladstone, Capixaba, Paulo Miranda… um festival de horrores. O coitado do Preá, nem estava sendo relacionado há tempos, mas não é que na hora qua a coisa ficou feia, Mr. Money põe o cara no time para resolver a lambança?


Luxa, ontem, matou o torcedor de tristeza e vergonha, feriu os brios de toda uma Nação. Destruiu nossos sonhos… Ainda bem que temos alguém como Marcos, que respeita a camisa que veste, tem vergonha de perder, que não quer o torcedor triste, sem esperanças. Já que o jogo não nos proporcionava nada, lá foi o Marcão fazer com que o nosso sangue corresse na veia, novamente. Tirar um grito da nossa garganta e nos dar um pouco de alento. E ele, Pierre (um Gigante!), Martinez e Gustavo, fizeram com que ainda pudéssemos ter algo de bom a lembrar da tarde de ontem… Agora, só um milagre pode nos salvar de mais um título perdido. Pode acontecer? Claro que sim! No fundo ainda temos essa pontinha de esperança. Mas o torcedor não quer mais contar com o imponderável. Já não quer mais ficar sonhando. O buraco que se abriu em nosso peito, dói demais. Vamos deixar ao acaso o nosso destino. Mas o Palmeiras e nós, torcedores, somos um só. Uma célula única e indivisível. Técnicos, jogadores, dirigentes… tudo passa. E tomara que alguns passem bem rápido.


OBRIGADA SÃO MARCOS, POR TANTO AMOR E RESPEITO À NOSSA CAMISA.

.

Nenhum comentário: